DestaqueUOL

Fusão entre Azul e Gol: solução para crise no mercado aéreo brasileiro surge nas negociações das companhias

Washington Olivetto: O Adeus a um Ícone da Publicidade

No último domingo, o mercado de mídia perdeu um de seus maiores nomes, Washington Olivetto, aos 73 anos. Internado no Rio de Janeiro há cinco meses, o publicitário deixou um legado marcante no cenário brasileiro.

Conhecido por elevar a propaganda nacional a um patamar de orgulho, Olivetto ficou imortalizado em campanhas como do garoto Bombril e “Meu Primeiro Sutiã” da Valisère, além de ter sido um dos mentores da Democracia Corinthiana.

Nascido em São Paulo e torcedor fervoroso do Corinthians, Olivetto iniciou sua carreira aos 18 anos como estagiário em uma pequena agência, passando depois pela DPZ até fundar a W/Brasil em 1986, empresa que hoje atende pelo nome de WMcCann.

Internacionalmente reconhecido, o publicitário produziu o icônico comercial “Hitler”, premiado com o Leão de Ouro em Cannes em 1987. Suas campanhas foram as únicas brasileiras a figurarem na lista dos cem melhores comerciais no livro “The 100 Best TV Commercials and Why They Worked”.

Com mais de 50 prêmios conquistados nos festivais de Cannes e sendo o único latino-americano a receber um prêmio Clio em 2001, Olivetto deixou sua marca na indústria publicitária nacional e internacional.

A WMcCann, sob sua liderança, tornou-se uma das cinco maiores agências do Brasil em 2023, com o mercado investindo cerca de R$ 23,4 bilhões na compra de espaço de mídia, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Cenp.

Azul e Gol: Rumo a uma Possível Fusão?

As companhias aéreas Azul e Gol estão em negociações para uma possível fusão. Concorrentes no mercado brasileiro e enfrentando dificuldades financeiras, a união dos negócios poderá ser uma solução a médio prazo para ambas as empresas.

Com a Gol em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos e a Azul negociando suas dívidas diretamente com fornecedores, a fusão traria potenciais ganhos de sinergia, reduzindo custos operacionais e fortalecendo a posição das companhias no mercado.

A preocupação quanto aos impactos concorrenciais da fusão é válida, uma vez que as duas empresas somadas detêm cerca de 30% do mercado brasileiro, ficando atrás da líder LatAm, com 40%. Contudo, a parceria entre Gol e Azul pode trazer benefícios aos clientes, simplificando a oferta de voos e ampliando as opções de destinos.

Mesadas: O Uso do Dinheiro em Espécie e a Educação Financeira

Uma pesquisa recente mostrou que a preferência pelo dinheiro em espécie ainda é a escolha de 59% dos pais e responsáveis no Brasil na hora de oferecer mesadas aos filhos. Contudo, com a ascensão dos pagamentos digitais, o cenário poderá evoluir no futuro.

Contas especiais para crianças oferecidas por bancos e a popularização de serviços digitais estão mudando a forma como as mesadas são administradas, buscando promover a educação financeira desde cedo e preparar as novas gerações para lidarem com o dinheiro de forma consciente.

Desempenho da MRV na Bolsa de Valores

A construtora MRV viu suas ações liderarem as perdas no pregão da última sexta-feira, refletindo as incertezas econômicas que impactaram o mercado de ações como um todo. Apesar da queda, os dados financeiros da empresa no terceiro trimestre foram bem avaliados por analistas, sinalizando uma possível recuperação no médio prazo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo