Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão do Congresso Nacional debaterá a importância do mercado de carbono regulado na neutralização de emissões de gases do efeito estufa.




Comissão do Congresso Nacional debate importância do mercado de carbono

27/11/2023 – 09:58  

Felipe Werneck/Ibama

No Brasil, a maior parte das emissões vem do desmatamento

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional vai promover um debate crucial na terça-feira (28). O foco da discussão será a importância do mercado de carbono regulado como estratégia para neutralizar a emissão de gases do efeito estufa.

O mercado de carbono é um instrumento de precificação projetado para ajudar os países a cumprir suas metas de redução de emissões. Nesse sistema, cada país tem a possibilidade de criar mercados voluntários, de adesão espontânea, ou mercados regulados – nos quais as empresas de um setor da economia acima de um certo limiar de emissões são obrigadas a reduzir gradativamente suas emissões, com metas definidas.

De acordo com o Banco Mundial, já existem 70 iniciativas de precificação de carbono em todo o mundo, que abrangem 23,2% das emissões globais de gases de efeito estufa. A crescente adesão a esses mecanismos demonstra a eficácia e a importância do mercado de carbono no cenário global de combate às mudanças climáticas.

A audiência está marcada para às 10 horas e acontecerá no plenário 2 da ala Nilo Coelho no Senado. Diversos especialistas, representantes da indústria e da sociedade civil foram convidados a participar do debate, que promete ser uma oportunidade valiosa para a troca de ideias e a busca por soluções concretas para a crise climática.

Os interessados em acompanhar o debate poderão fazê-lo pelo portal e-Cidadania, que oferecerá transmissão ao vivo do evento.

Da Redação – ND


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo