
No mundo, de acordo com o Grupo de Pesquisa em Gerontologia dos EUA, há 311 supercentenários, pessoas com 110 anos ou mais. Destes, 14 estão no Brasil, o que chamou a atenção para a longevidade e a busca pela fórmula da vida longa.
A ideia de viver tanto tempo é um sonho para muitos, porém os especialistas alertam que não há uma fórmula única que garanta esse feito. Recentemente, um estudo publicado na revista Nature Aging indicou que, sem avanços biomédicos significativos, a expectativa de vida não deve aumentar drasticamente. O debate sobre os limites da longevidade ganhou destaque, com alguns cientistas acreditando que é possível estender a vida com cuidados preventivos.
O jornalista Reinaldo José Lopes, colunista de ciência da Folha, aborda esse tema no podcast Café da Manhã, onde discute as perspectivas de vida dos seres humanos e o que poderia ser feito para alcançar idades ainda mais avançadas, como 150 anos ou mais. O programa está disponível no Spotify, plataforma de streaming parceira da Folha.
O Café da Manhã é apresentado diariamente por Gustavo Simon e conta com a produção de Daniel Castro, Gabriela Mayer, Laura Lewer e Lucas Monteiro, além da edição de som por Thomé Granemann.