
Ministro critica falta de planejamento da Enel em São Paulo
No último domingo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez duras críticas à falta de planejamento da Enel em relação aos constantes problemas enfrentados no estado de São Paulo. Segundo o ministro, as medidas adotadas pela concessionária “beiraram a burrice”.
Silveira ressaltou que a falta de investimento em infraestrutura, como a poda de árvores próximas às redes elétricas, contribui para a situação caótica vivida por mais de 500 mil residências que continuam sem energia elétrica. Apenas na capital paulista, 354 mil clientes estão sendo afetados, de acordo com o último boletim divulgado pela Enel nesta segunda-feira.
“Por mais que você, da sua central, tenha de religar a rede, você não vai conseguir, porque é um problema físico. Você tem que ter gente para podar árvores. Eu disse que a Enel faltava, no mínimo, e usei um termo, inclusive, bastante contundente, de que faltou planejamento e beirou a burrice”, afirmou o ministro em entrevista coletiva.
A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão responsável pelo controle interno do governo federal, tem acompanhado de perto as ações das agências reguladoras, como é o caso da Aneel. A situação enfrentada em São Paulo deve ser mais um ponto de atenção para o órgão, que busca garantir a eficiência e transparência na gestão pública.
A Enel ainda não se manifestou após as declarações do ministro, porém a pressão sobre a concessionária continua aumentando devido à gravidade e extensão do problema. Resta agora aguardar as próximas medidas que serão adotadas para solucionar a crise energética que assola o estado de São Paulo.