Agência BrasilDestaque

Brasileiros do Líbano são resgatados com sucesso em quinto voo da FAB para São Paulo, totalizando mais de 1.100 repatriados.

Na manhã desta segunda-feira (14), o quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que integra a Operação “Raízes do Cedro” pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, trazendo 220 repatriados e dois animais de estimação. A operação, coordenada pelo governo federal, já repatriou um total de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação do Líbano desde o seu início em 2 de outubro.

Além dos brasileiros repatriados, foram transportadas 43 toneladas de donativos, incluindo insumos hospitalares e cestas básicas, para ajudar as vítimas no Líbano. A logística de repatriação conta com o uso de aeronaves e servidores da FAB, além de um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. A iniciativa visa atender a cerca de 3 mil brasileiros que manifestaram o desejo de retornar ao Brasil, de um total estimado de 20 mil brasileiros no país.

As ações de repatriação foram determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decorrência do agravamento do conflito no país, causado pelos bombardeios aéreos de Israel contra cidades libanesas. Esses bombardeios são parte da campanha militar israelense na Faixa de Gaza, território palestino ocupado por Israel, que gerou tensões na região. A resistência libanesa, liderada pelo Hezbollah, tem respondido aos ataques israelenses com ações ofensivas desde outubro.

A Operação “Raízes do Cedro” continua em andamento, buscando garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que desejam deixar o Líbano em meio aos conflitos na região. A atuação conjunta da FAB e do governo federal tem sido fundamental para o sucesso das ações de repatriação e apoio aos brasileiros afetados pelo conflito no Líbano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo