DestaqueUOL

Apagão em São Paulo: Enel Distribuição enfrenta críticas do governo e ameaça de renovação de concessão.

A Enel Distribuição São Paulo tem trabalhado incessantemente, desde a noite de sexta-feira, quando a área de concessão foi atingida por rajadas de vento de até 107 km/h provocando danos severos na rede elétrica. A companhia reforçou as equipes próprias em campo, recebeu apoio de técnicos de outras distribuidoras e deslocou profissionais de outros Estados.
Trecho de comunicado enviado pela Enel

Cerca de 340 mil clientes continuavam sem luz até às 18h30, três dias após apagão, na capital e na Grande São Paulo. Até o momento, 1,7 milhão de casas tiveram energia restabelecida até o momento, segundo a empresa. O número corresponde a pontos de instalação, como em cada casa podem morar diversas pessoas, o número de pessoas afetadas pode ser bem maior. A Enel diz que trechos inteiros da rede foram danificados e será preciso reconstruir, trocar postes, transformadores e outros equipamentos. Dois helicópteros são usados para identificar falhas em locais de difícil acesso.

Chuva e vendaval atingiram a Grande SP na noite desta sexta. Conforme a Enel, as regiões oeste e sul da capital foram as mais atingidas, além dos…

Pressão do governo federal

Governo Lula faz críticas à Enel e ameaça renovação de concessão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chegou a dizer que a falta de planejamento urbanístico na área de concessão da Enel-SP “beirou a burrice”…

Ministro Vinícius Carvalho, da CGU, disse que Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará processo contra a Enel. Isso poderia, em tese, resultar na caducidade da concessão. No entanto, Carvalho enfatizou que essa é uma possibilidade remota e que o processo administrativo seguirá os prazos estabelecidos pela legislação do setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo