1º Encontro de Escolas de Governo do Estado do Rio de Janeiro promovido pela EMERJ e direção destaca importância da capacitação dos servidores públicos.


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará o 1º Encontro de Escolas de Governo do Estado do Rio de Janeiro no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O evento acontecerá nos próximos dias com transmissão simultânea pela plataforma Zoom, incluindo tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), possibilitando uma participação inclusiva para todos.
Abertura do Evento
A abertura será conduzida pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e doutor em Direito. Ele destacará a importância do fortalecimento das escolas de governo na capacitação de servidores públicos, conforme determina a Constituição Federal.
Palestras de Abertura
O evento contará com a participação de grandes nomes do cenário educacional e jurídico. Entre eles:
- Daniel Ximenes, diretor de regulação da educação superior do SERES/ME, e
- Giane Quinze Dias de Faro de Oliveira, conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Ambos discutirão a Importância dos Atos Regulatórios para as Escolas de Governo, um tema crucial para a padronização e evolução da formação de servidores públicos.
Expositores e Temas
O encontro prosseguirá com a exposição sobre o tema Aprimoramento da Gestão Pública, a Ampliação da Transparência e o Controle Social. Entre os expositores, destacam-se:
- Carmen Silvia Lima de Arruda, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região,
- Daniela Bandeira de Freiras, desembargadora eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro,
- Fábio Rodrigues Gomes, juiz titular do TRE da 1ª Região,
- Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, procurador do Estado do Rio de Janeiro e diretor da Escola Superior de Advocacia Pública do RJ,
- Alexandre Couto Jopper, promotor de justiça e vice-diretor do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso,
- Adriana Ramos Costa, diretora-geral da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ e doutora em Direito pela UFRJ.
O Tema Central
A Constituição Federal, em seu Art. 39, §2º, prevê a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos por meio das escolas de governo. Em resposta a essa necessidade, foi criada, em 2003, a Rede Nacional de Escolas de Governo, uma instância informal que promove a troca de experiências entre instituições públicas, federais, estaduais e municipais, e estimula parcerias entre as escolas.
As escolas de governo também desempenham um papel importante no cumprimento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, priorizando cursos voltados para o desenvolvimento de servidores públicos, oferecidos por essas instituições.
Inscrição e Benefícios
Os serventuários que participarem do evento poderão receber horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ), e os estudantes de Direito terão horas de estágio concedidas pela OAB-RJ.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8568
Data e Local:
- Data: 16 de outubro de 2024
- Local: Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, EMERJ
- Transmissão: Via Zoom, com tradução simultânea em Libras