
Enel comenta sobre renovação de contratos
O executivo da Enel, De Paoli, comentou sobre a renovação dos contratos e expressou sua satisfação com as novas diretrizes estabelecidas. Segundo ele, todas as solicitações feitas pela empresa foram contempladas nas novas regras. “Estamos aguardando mais detalhes, mas o caminho a ser seguido já está definido”, afirmou De Paoli, que é diretor para o resto do mundo da Enel.
No dia 21 de junho, o governo federal divulgou um decreto com novas regras para a renovação de 20 contratos de distribuidoras de energia elétrica com vencimento entre 2025 e 2031. O objetivo, de acordo com o governo, é modernizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
No dia 15 de junho, uma semana antes do decreto ser publicado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a diretoria da Enel em Puglia, na Itália, durante a reunião do G-7. Na ocasião, ele garantiu a renovação dos contratos da empresa, mesmo após o apagão em São Paulo, devido aos compromissos assumidos pela Enel em realizar mais investimentos.
“Eles se comprometeram a investir R$ 20 bilhões nos próximos três anos, em vez dos R$ 11 bilhões previstos, assegurando que não ocorrerão mais apagões sob sua responsabilidade”, declarou Lula após o encontro.
A coluna acompanhou pela internet o painel em que participaram Silveira e o executivo da Enel em Roma, com o tema “Rumo à sustentabilidade: a nova era energética”. Não houve menção ao apagão do ano passado, que deixou a população de São Paulo sem luz por quase cinco dias.
Questionado, o ministro não respondeu se discutiu o assunto com De Paoli nos bastidores do evento.