NASA se prepara para lançar missão à lua Europa de Júpiter em busca de vida alienígena
No próximo mês, a NASA está pronta para lançar a espaçonave robótica Europa Clipper em direção à lua Europa de Júpiter. Conhecida como um dos locais mais promissores do nosso sistema solar para a busca de vida além da Terra, esta missão tem como objetivo investigar se este mundo envolto em gelo e que abriga um vasto oceano subterrâneo é habitável.
A espaçonave, movida a energia solar, será lançada em um foguete SpaceX Falcon Heavy do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral. Ela levará consigo nove instrumentos científicos para auxiliar na investigação. A viagem até a órbita de Júpiter está prevista para durar cerca de cinco anos e meio, com a Europa Clipper chegando ao destino em 2030.
Após um pequeno atraso devido ao furacão Milton, a NASA definiu um horário provisório para o lançamento da missão às 12h06 ET (1606 GMT) de segunda-feira.
Cientistas têm grande interesse no oceano de água líquida salgada que se acredita existir abaixo da camada de gelo de Europa. A cientista planetária Bonnie Buratti, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e cientista adjunta do projeto da missão, afirmou: “Há evidências muito fortes de que os ingredientes para a vida existem em Europa. Mas temos que ir até lá para descobrir. Somos uma missão em busca das condições para a vida, não uma missão de detecção de vida.”