
Oito centrais sindicais se manifestam em apoio ao STF
No último domingo (13), oito centrais sindicais, incluindo CUT, Força Sindical e UGT, divulgaram um manifesto em apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e contra os projetos aprovados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados que pretendem interferir no Judiciário.
O manifesto, assinado também por outras entidades como a Nova Central Sindical de Trabalhadores e a Intersindical, expressa a discordância das centrais com os debates no Congresso que buscam atacar o STF e pretendem anistiar os responsáveis pelos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Na última quarta-feira (9), a CCJ aprovou dois projetos de lei e duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que têm como alvo o Supremo Tribunal Federal, um deles limitando as decisões monocráticas dos ministros e outro dando ao Congresso o poder de anular decisões da corte.
No documento, as centrais sindicais afirmam que as propostas aprovadas na CCJ representam uma agenda orientada por retaliações e ataques às instituições. Elas reforçam seu apoio ao STF e seus ministros que resistem aos ataques golpistas e asseguram os princípios constitucionais e o equilíbrio entre os Poderes.
Seja um Assinante: Aproveite para ter acesso a conteúdos exclusivos. Clique no botão abaixo e libere sete acessos gratuitos por dia.