
Enel é “inimiga do povo de São Paulo”, diz prefeito Ricardo Nunes
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) fez duras críticas à Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na capital paulista, chamando-a de “inimiga do povo de São Paulo”. Em suas publicações nas redes sociais, Nunes responsabilizou a empresa pela falta de luz na cidade, afirmando que a ineficiência da companhia é a causa dos problemas enfrentados pelos paulistanos.
No último sábado (12), um temporal afetou 2,1 milhões de clientes na capital e na Grande São Paulo, resultando em cortes no fornecimento de energia. Até o fim da manhã, parte dos clientes afetados já tinha tido seu serviço restabelecido, porém, a situação ainda estava longe de ser normalizada.
O prefeito destacou a falta de luz como um dos principais problemas ocasionados pelo temporal, afetando até mesmo a operação de semáforos e causando transtornos no trânsito da cidade. Além disso, equipes da prefeitura aguardavam a intervenção da Enel para realizar a remoção de árvores atingidas pela fiação elétrica.
Em um balanço das ocorrências registradas, a prefeitura contabilizou 49 chamados envolvendo quedas de galhos e árvores em diferentes regiões da cidade. A CET informou que 170 semáforos estavam apagados devido a problemas com a energia, gerando mais complicações para os cidadãos.
Ricardo Nunes expressou sua insatisfação com a Enel, afirmando que espera que a cidade possa se livrar da empresa em breve. Ele divulgou dados que apontam 960 mil unidades consumidoras sem energia na cidade, atribuindo os problemas a falhas em 17 estações de alta tensão da Enel.
A Aneel anunciou que irá intimar a Enel de São Paulo devido às falhas na prestação de serviços de energia elétrica. Dependendo das medidas de correção propostas pela empresa, a agência poderá até mesmo retirar sua concessão.
Por sua vez, a Enel justificou os desligamentos ocorridos durante o temporal como um “evento climático extremo”, destacando que parte das linhas de alta tensão já haviam sido reestabelecidas. A empresa afirmou que está trabalhando para normalizar a situação e restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados.