
Apagão em São Paulo deixa região central sem energia

A região central de São Paulo tem áreas totalmente apagadas. Enquanto, por exemplo, as ruas Bento Freitas (próxima ao Largo do Arouche), Treze de Maio (no Bixiga) e da avenida Brigadeiro Luis Antônio têm comércios movimentados e iluminados, algumas ruas para dentro estão sem energia. Nas ruas Santa Madalena e Pedroso, por exemplo, há comércios sem energia desde ontem por volta das 19h30 deste sábado.
“Já viu chapa à luz de vela?”, questiona Antonio Araujo, 45. Morador da região, o caixa de restaurantes chegou no bar para ser atendido e diz que está sem energia desde ontem. Araujo diz achar “uma vergonha” não ter chegado a energia logo, ainda mais pela região ter vários comércios.
Restabelecimento é incerto
As previsões indicam momentos distintos para volta da energia. Mais cedo, o presidente da Enel, Guilherme Lencastre, descartou confirmar um prazo: “Não quero passar uma previsão para vocês sobre a qual eu não tenho evidência real que vamos conseguir atender.”
Moradores da Pompeia relataram indicação de reestabelecimento apenas na próxima quinta-feira (17). A previsão causou apreensão no condomínio da empresária Cely Giraldes. Após a previsão, o sistema da Enel passou a não destacar novos prazos. “Quando você confirma todos os dados, aparece uma mensagem de que estão congestionados, não abrem um chamado e entra no link para a agência virtual ou o aplicativo deles”, relata ela.