
Reunião histórica em Lisboa estabelece novo recorde mundial de programação
No último sábado (12), quase 1.700 alunos de idades variadas, de 12 a 67 anos, se reuniram na escola de tecnologia IST da Universidade de Lisboa para participar de uma aula de programação de computadores em massa, com o objetivo de estabelecer um novo recorde mundial do Guinness.
O recorde anterior, que contava com 724 participantes, foi estabelecido em Dallas, nos Estados Unidos, em 31 de outubro de 2016. Porém, o evento em Lisboa superou as expectativas, com a participação de 1.668 pessoas, segundo a jurada do Guinness World Records, Paulina Sapinska.
Os organizadores do evento tinham como objetivo não apenas bater o recorde anterior, mas também chamar a atenção internacional para Portugal como um polo em crescimento no setor de tecnologia da informação, além de promover a popularização da computação entre a população.
O chefe do IST, Rogerio Colaco, destacou a importância da alfabetização em computação nos dias de hoje, comparando-a com a leitura e escrita há um século. Segundo ele, a compreensão básica de ciência da computação e programação é essencial para viver no mundo contemporâneo.