Volume do setor de serviços no Brasil registra queda de 0,4% em agosto, aponta IBGE

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 1,7% no volume do setor de serviços. Além disso, no acumulado do ano, o setor apresentou uma alta de 2,7%, e no acumulado de 12 meses, a variação foi de 1,9%.
A queda de julho para agosto foi impactada principalmente pelo desempenho negativo de duas das cinco atividades pesquisadas: o setor de informação e comunicação, que apresentou uma queda de 1% após um crescimento de 3,7% no mês anterior, e o segmento de transportes, que registrou uma diminuição de 0,4%, acumulando uma perda de 2% nos últimos dois meses.
Por outro lado, duas atividades apresentaram crescimento: outros serviços (1,4%) e serviços prestados às famílias (0,8%). Já os serviços profissionais, administrativos e complementares permaneceram estáveis.
O agregado de atividades turísticas, que é analisado separadamente pela pesquisa do IBGE, não apresentou variação no mês de agosto, depois de ter registrado uma queda de 0,8% em julho.
Em relação à receita nominal dos serviços, houve uma variação de 0,1% em relação a julho e um crescimento de 7,5% na comparação com agosto do ano passado, 7,5% no acumulado do ano e 6,7% no acumulado de 12 meses.