DestaqueDiário do Rio

Seis pacientes testam positivo para HIV após receber órgãos contaminados em transplantes realizados pela SES-RJ, levando a investigações e suspensão do laboratório.

Um incidente grave chocou a população do Rio de Janeiro, com a confirmação de que seis pacientes que passaram por transplantes pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) testaram positivo para o vírus HIV. Esse evento sem precedentes na história do serviço de transplantes brasileiro foi revelado pela própria secretaria na manhã desta sexta-feira (11/10).

O primeiro caso veio à tona quando um paciente que recebeu um coração da SES-RJ apresentou complicações de saúde nove meses após a cirurgia. Exames revelaram a presença do vírus HIV em seu organismo, desencadeando uma revisão no processo de triagem de doadores.

Investigações preliminares apontaram que pelo menos dois dos doadores dos órgãos transplantados eram portadores do vírus. O laboratório responsável pela triagem, contratado pela SES-RJ por R$ 11 milhões, aparentemente falhou em detectar a presença do HIV nos órgãos, permitindo que fossem usados nos transplantes. Até o momento, 500 transplantes foram realizados desde a contratação do laboratório, e o Hemorio está reexaminando quase 300 doadores.

Resposta da SES-RJ

A SES-RJ declarou o caso como inadmissível e formou uma comissão multidisciplinar para dar suporte aos pacientes afetados. Medidas imediatas foram tomadas para garantir a segurança daqueles que passaram pelos transplantes.

O laboratório responsável pela triagem teve suas atividades suspensas e foi interditado preventivamente. A SES-RJ está realizando uma revisão completa, reanalisando todas as amostras de sangue armazenadas desde dezembro de 2023, data da contratação do laboratório.

Uma sindicância foi aberta para apurar e responsabilizar os envolvidos no incidente. Por razões de confidencialidade, a secretaria não divulgou detalhes sobre os doadores e transplantados afetados.

Publicidade

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 6 pacientes testam positivo para HIV após receber órgãos contaminados

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo