
Alexei Navalny: Opositor de Putin morre na prisão
No dia 16 de fevereiro de 2024, Alexei Navalny faleceu aos 47 anos em uma colônia penitenciária no Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos por “extremismo”. Essa triste história teve suas raízes em janeiro de 2021, quando o ativista anticorrupção retornou à Rússia após sobreviver a um envenenamento grave e foi imediatamente detido.
Segundo trechos de suas memórias póstumas, publicadas pela revista The New Yorker nesta sexta-feira (11), Navalny expressou em março de 2022 seus sentimentos de resignação perante sua situação: “Passarei o resto de meus dias na prisão e morrerei aqui. Não haverá ninguém a quem dizer adeus […] Todos os aniversários serão comemorados sem mim. Nunca verei meus netos. Não serei o tema de nenhuma história familiar. Não estarei em nenhuma fotografia”.
O principal opositor do presidente russo Vladimir Putin deixou um legado de luta contra a corrupção e autoritarismo em seu país, tornando-se um símbolo da resistência. Sua morte na prisão levanta questionamentos sobre os direitos humanos na Rússia e a liberdade de expressão no regime de Putin.