
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está analisando a possibilidade de implementar o horário de verão ainda neste ano. Após uma reunião com a área técnica marcada para a próxima terça-feira (15), ele tomará uma decisão final.
De acordo com Silveira, o prazo máximo para a implementação do horário de verão neste ano seria após o período eleitoral. Isso se deve ao fato de que setores como o aéreo precisam de pelo menos vinte dias para se adaptarem à mudança de horário.
As declarações foram feitas durante um evento promovido pelo Esfera Brasil, em Roma (Itália), nesta sexta-feira (11).
O ministro destacou que o presidente Lula já deu sua autorização para que a decisão seja tomada, caso seja considerada necessária. A reunião servirá para avaliar os riscos energéticos e a situação atual diante da severa seca que o país enfrenta.
Silveira ressaltou a importância das medidas prudenciais adotadas pelo governo, que conseguiram preservar cerca de 13% da água do sistema em meio à pior seca dos últimos 73 anos.
Na reunião, a equipe técnica irá avaliar as novas projeções de escassez hídrica e a capacidade das hidrelétricas de injetar energia de reserva no sistema, para então decidir sobre a necessidade do horário de verão.
O ministro também mencionou que, graças a uma decisão do TCU, as usinas térmicas poderão ser acionadas apenas em casos de extrema necessidade, o que trará benefícios aos consumidores brasileiros ao evitar o encarecimento da conta de luz.
O jornalista viajou para Roma a convite do Esfera Brasil
Com Diego Felix
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.