DestaqueDiário do Rio

Intercâmbio cultural entre Washington e Rio de Janeiro conecta música e arte urbana em projeto inovador no Morro do Pinto

Intercâmbio cultural entre Washington e Rio de Janeiro

Um intercâmbio cultural inédito entre Washington DC e Rio de Janeiro está prestes a movimentar a cena artística e musical da cidade maravilhosa. A ação, fruto da parceria entre o Governo do Estado do Rio, a empresa Visionartz e a Events DC, promete uma série de atividades que vão integrar arte urbana e música em diversos pontos do Rio de Janeiro.

A partir de 15 de outubro, os renomados artistas urbanos Gabriel Lemos, My Ly e Aniekan Udofia iniciarão a finalização de um grande mural no bairro de Santo Cristo, próximo à antiga fábrica da Bhering. Essa obra de arte pública, que combina elementos da cultura brasileira e americana, será uma verdadeira homenagem à comunidade local e ao Morro do Pinto, um dos bairros históricos do Rio.

No dia 14 de outubro, a Casa G20 será palco de uma apresentação especial do talentoso percussionista Malik DOPE, destaque do programa America’s Got Talent, com um show gratuito do gênero musical Go-go, estilo vibrante originário de Washington que guarda semelhanças com o samba carioca. Essas atividades fazem parte de uma parceria cultural entre a Events DC, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e o Projeto Embaixada Cultural do G20.

Artistas e parcerias

Os artistas envolvidos no projeto estão imersos na história local e prometem que o mural no Santo Cristo refletirá elementos únicos das culturas carioca e americana. A presidente e CEO da Events DC, Angie M. Gates, ressalta a importância desta colaboração: “Estamos focados em construir relações culturais duradouras. Este intercâmbio é uma oportunidade de mostrar a vibrante cultura de Washington e fortalecer o turismo internacional”.

A ideia para essa parceria surgiu em fevereiro de 2024, quando Gates representou Washington no Festival da Diáspora no Rio de Janeiro, anunciando a intenção de investir no intercâmbio cultural e no treinamento de novos líderes nas áreas de hospitalidade e turismo.

Casa G20 e o Projeto Embaixada Cultural do G20

Desde março de 2024, a Casa de Cultura Laura Alvim vem abrigando a Casa G20, um espaço dedicado a diversas programações culturais e encontros internacionais, em paralelo à cúpula do G20. O público tem a oportunidade de participar de exposições, seminários e apresentações artísticas que representam diferentes países e culturas. O Projeto Embaixada Cultural do G20, que apoia essas atividades, é patrocinado pela Enel Brasil e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Para conferir a programação completa da Casa G20 e obter mais informações sobre os eventos, acesse o Instagram @casag20rj.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo