Mulheres tomam conta do Rio Grande do Norte: 42 prefeitas eleitas no estado líder em equidade de gênero.

No Rio Grande do Norte, a eleição de prefeitas foi motivo de celebração nesta quarta-feira (9) durante o pronunciamento da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), procuradora Especial da Mulher do Senado. De acordo com a senadora, no primeiro turno das eleições, realizado no último domingo (6), 42 mulheres foram eleitas para comandar prefeituras em municípios do estado.
— É o segundo estado do Brasil em proporção de mulheres eleitas. (…) Estas 42 novas gestoras públicas terão a responsabilidade de governar cidades, uma tarefa que não é simples, e poderão sempre contar com o apoio do meu mandato para defender o bem comum e levar investimentos públicos às comunidades.
A senadora destacou que o Rio Grande do Norte é pioneiro na luta pela equidade de gênero na política e pelo voto feminino. Alzira Soriano, no município de Lajes, foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina. Ela também mencionou as duas primeiras mulheres a se alistarem como eleitoras no Brasil: Celina Guimarães Viana e Júlia Alves Barbosa, ambas potiguares.
— Esta é a trajetória de mulheres que abriram caminhos que nos inspiram hoje e sempre. Desejo sucesso aos mandatos das novas gestoras e vereadoras e espero que a tradição revolucionária das mulheres do Rio Grande do Norte na política seja sempre uma guia de força para todas as brasileiras que já estão na política ou desejam participar.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)