DestaqueUOL

Furacão Milton se reaproxima da costa da Flórida como categoria 3, especialistas alertam para risco de destruição

Furacão Milton se aproxima da costa da Flórida

No dia 9 de setembro, o Furacão Milton, que inicialmente foi classificado como um furacão de categoria 5, foi rebaixado para a categoria 3 à medida que se aproximava da costa da Flórida, nos Estados Unidos. Apesar do rebaixamento da sua classificação, os especialistas alertam que ele continua sendo considerado “extremamente perigoso e grande”.

A classificação dos furacões em categorias é importante para prever o nível de destruição que podem causar. Um furacão de categoria 1, por exemplo, pode provocar danos materiais menores, enquanto um de categoria 5 pode destruir tudo em seu caminho.

A escala utilizada para classificar a força de um furacão é a Saffir-Simpson, nomeada em homenagem aos seus criadores, o engenheiro Herb Saffir e o meteorologista Bob Simpson. Essa escala leva em consideração a pressão no centro do furacão, a velocidade dos ventos e as tempestades que ele provoca.

Categoria 1

Um furacão de categoria 1 possui ventos entre 119 km/h e 153 km/h, causando danos principalmente em construções com infraestrutura precária, derrubando galhos, linhas elétricas e levando a áreas baixas a sofrerem inundações.

Categoria 2

Já um furacão de categoria 2, com ventos de 154 km/h a 177 km/h, pode desprender telhados e portas das casas, trincar vidros das janelas e causar cortes de energia que podem durar semanas.

Categoria 3

O Furacão Milton, ao ser rebaixado para categoria 3, agora possui ventos entre 178 km/h e 208 km/h, causando grandes danos e mortes em regiões densamente habitadas. A sua passagem pode acarretar em cortes de energia, falta de água, inundações e impedimento do trânsito em rodovias.

Categoria 4

Os furacões de categoria 4, com ventos entre 209 km/h e 251 km/h, podem causar danos catastróficos a residências, destruir telhados e paredes externas, alagar áreas gigantescas e deixar regiões inabitáveis por semanas ou meses.

Categoria 5

Com ventos superiores a 249 km/h, os furacões de categoria 5 têm o potencial de destruir tudo em seu caminho, incluindo casas de madeira, invadir áreas costeiras com o mar, causar apagões prolongados e deixar as áreas afetadas inabitáveis por um longo período.

Ao longo dos anos, alguns furacões de categoria 5 deixaram um grande impacto, como o Katrina em 2005 e o Irma em 2017. É importante estar atento e seguir as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades locais diante da aproximação do Furacão Milton na costa da Flórida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo