DestaqueUOL

Construção da Ponte de Guaratuba atinge 22,6% de execução, com previsão de entrega para abril de 2026

continua após publicidade

Nesta semana, foi divulgado que as obras da construção da Ponte de Guaratuba, localizada no Litoral do Paraná, alcançaram a marca de 22,6% de execução. De acordo com o boletim mensal de obras referente ao mês de setembro, os trabalhos de infraestrutura estão avançando conforme o planejado. O foco neste período foi a conclusão das estacas, que envolvem atividades como cravação, escavação e concretagem. Além disso, está em andamento a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e a execução das vigas travessas no trecho pré-moldado.

-LEIA MAIS: Concurso dos Correios tem editais divulgados; salário vai até 6,8 mil

continua após publicidade

Até o momento, já foram concluídas 20 estacas, sendo 11 no trecho estaiado e nove no trecho pré-moldado. O total previsto é de 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Além disso, foram fabricadas 23 vigas longarinas, de um total de 160 previstas para a obra.

No que diz respeito às vigas travessas que suportarão as vigas longarinas, duas já foram finalizadas e outras duas estão em andamento. Serão ao todo 22 vigas travessas, que são parte fundamental da estrutura da ponte. O projeto executivo prevê a construção de 20 dessas vigas no trecho pré-moldado e duas nos apoios laterais do trecho estaiado.

A engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, destacou que as obras seguem um rigoroso cronograma e estão sendo executadas dentro dos prazos estabelecidos. Ela ressaltou a importância da qualidade, eficiência e segurança na realização dos trabalhos, visando transformar a Ponte de Guaratuba em um símbolo de progresso e desenvolvimento para a região litorânea do estado.

continua após publicidade

No mês passado, as atividades preliminares para a instalação da treliça lançadeira, um equipamento essencial para o avanço da obra, continuaram no canteiro de obras operacional. A treliça lançadeira será responsável por movimentar as vigas longarinas do canteiro até os respectivos apoios, garantindo maior agilidade na construção.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO – Desde o dia 9 de setembro, o tráfego na Avenida Antônio dos Santos Miranda, na região do Morro das Caieiras em Guaratuba, sofreu alterações devido às obras de acesso à Ponte de Guaratuba. Uma das mudanças incluiu a implementação do sentido único na avenida, que conecta o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, além da criação de uma faixa exclusiva para moradores até o bairro de Caieiras.

continua após publicidade

PONTE – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. A previsão é de que a obra seja concluída em abril de 2026, conforme os dados do último relatório que indicaram um avanço de 22,6% em relação ao cronograma físico-financeiro, representando um investimento de R$ 87.585.315,71.

A construção da Ponte de Guaratuba é uma das obras mais aguardadas pela população paranaense, e é possível acompanhar seu andamento em tempo real por meio de câmeras de monitoramento disponíveis no site https://www.pontedeguaratuba.pr.gov.br/.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo