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Aumento na conta de energia elétrica puxa inflação de setembro para 0,44%, aponta levantamento do IBGE.

A conta de energia elétrica das residências foi a responsável por puxar a inflação de setembro para 0,44%, de acordo com o levantamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (9). Esse aumento foi de 0,46 ponto percentual em comparação com o mês anterior, impulsionado pelo grupo habitação, que registrou um aumento de 1,8%, devido ao reajuste nas tarifas de energia elétrica residencial.

No mesmo período, o gasto com o consumo de energia passou de -2,77% em agosto para 5,36% em setembro. Além disso, o grupo de alimentação e bebidas também contribuiu para a aceleração do IPCA, registrando um aumento de 0,5%, após dois meses seguidos de quedas.

No acumulado do ano, a inflação já atingiu 3,31%, enquanto nos últimos 12 meses o índice está em 4,42%.

Segundo o gerente da pesquisa, André Almeida, a mudança da bandeira tarifária de verde para vermelha patamar um em agosto, devido ao nível dos reservatórios, foi o principal motivo para o aumento na conta de luz. A bandeira vermelha patamar um adiciona cerca de R$ 4,46 a cada 100 kwh consumidos.

O consumo alimentar nas residências das famílias brasileiras teve um aumento de 0,56%, influenciado pelos aumentos de preços das carnes bovina e de frutas como laranja, limão e mamão. A falta de oferta desses produtos devido à forte estiagem e clima seco foram apontados como fatores que contribuíram para esse aumento.

Já no quesito alimentação fora do domicílio, a variação foi próxima à do mês anterior, registrando um aumento de 0,34%. Por outro lado, o item despesas pessoais teve a queda mais acentuada do levantamento, com uma redução de 0,31%, impactando o índice em -0,03 ponto percentual. O subitem cinema, teatro e concertos registrou uma queda de 8,75%, com reflexo de -0,04 ponto percentual no índice geral.

O analista do IBGE ressaltou que em setembro ocorreu a semana do cinema, uma campanha nacional que resultou em diversas redes praticando preços promocionais ao longo de uma semana, contribuindo assim para a redução de mais de 8% nesse subitem.

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