DestaqueDiário do Rio

Alunos da Rede Faetec têm curtas-metragens selecionados para o Festival de Cinema do Rio em 2024

Alunos da Rede Faetec têm curtas-metragens selecionados para Festival de Cinema no Rio

No período de 11 a 13 de outubro, está ocorrendo mais uma edição do Festival de Cinema no Rio, que traz obras inéditas para o público apreciar. Com mais de 280 produções em exibição, este ano destaca-se a presença de dois curtas-metragens produzidos por alunos das Escolas Técnicas Estaduais Ferreira Viana e Adolpho Bloch, ambas pertencentes à Rede Faetec.

Os filmes selecionados estão sendo exibidos na Mostra Geração da 26ª edição do festival. Um deles é o documentário “Cenas não filmadas: pessoas que fazem a escola funcionar”, produzido por alunas da ETE Ferreira Viana. A obra surgiu a partir de estudos realizados no Centro de Memória José do Patrocínio, localizado na própria escola.

Outro destaque é o curta-metragem “Wilson”, produzido por alunos do curso Técnico em Produção Audiovisual da ETE Adolpho Bloch. O filme, com duração de 1 minuto e 16 segundos, narra a história de um grupo de amigos em um dia na praia, tendo como protagonista uma bola da marca Wilson.

Os dois curtas-metragens passaram por um processo seletivo para participar do festival e foram escolhidos entre os 50 filmes exibidos. As sessões dos filmes acontecem nos dias 10 e 11 de outubro no Centro Cultural da Justiça Federal e no Cinema Odeon, no Centro do Rio, exclusivas para convidados e alunos participantes.

Thayla Gomes, aluna do curso Técnico em Edificações, compartilhou sua experiência ao participar do documentário “Cenas não filmadas”. Ela expressou sua felicidade em poder compartilhar histórias importantes e pouco ouvidas sobre a escola. Já Ryan Silva, estudante envolvido na produção do curta “Wilson”, destacou os desafios e a determinação do grupo para finalizar o projeto.

O professor Marcus Tavares falou sobre o processo de produção do filme “Wilson”, ressaltando o comprometimento dos estudantes em todas as etapas do projeto. O curta-metragem será exibido no Centro Cultural da Justiça Federal no dia 11 de outubro, seguido por um debate sobre a obra.

Com a participação de alunos talentosos, os curtas-metragens produzidos pelas Escolas Técnicas Estaduais Ferreira Viana e Adolpho Bloch estão brilhando no Festival de Cinema no Rio, mostrando a qualidade e criatividade dos jovens da Rede Faetec.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo