República Democrática do Congo inicia campanha de vacinação contra o Mpox em Goma, epicentro da epidemia de febre hemorrágica.

Campanha de vacinação contra Mpox é iniciada na República Democrática do Congo

No último sábado (5), a República Democrática do Congo deu início à campanha de vacinação contra a Mpox, doença que tem assolado o país. A cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte, foi escolhida para dar início à imunização.

A vacinação, que estava programada para começar na quarta-feira, teve início com a imunização do pessoal de saúde no maior hospital da região. A primeira médica vacinada, Jeannine Muhavi, ressaltou a importância da vacinação, principalmente para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença.

De acordo com o Ministério da Saúde do país, desde o início do ano mais de 30 mil casos de Mpox foram registrados na República Democrática do Congo, sendo que cerca de 70% das mortes são de crianças com menos de cinco anos.

Apesar da iniciativa da vacinação, as 265 mil doses recebidas, provenientes de doações da União Europeia e dos Estados Unidos, não são homologadas para uso em crianças. Por isso, a campanha de imunização está voltada apenas para adultos, abrangendo a população de risco.

É importante ressaltar que as doses recebidas não são suficientes para atender toda a população do país, que conta com quase 100 milhões de habitantes. Além da República Democrática do Congo, outros países na África enfrentam surtos de Mpox, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar o nível máximo de alerta global em meados de agosto.

Sair da versão mobile