Igreja no Centro do Rio celebra o Dia Mundial do Rosário em grande evento promovido pelo Papa Francisco e pelo Fórum Europeu das Confrarias

Celebração do Dia Mundial do Rosário na Igreja de N. Sra. da Lapa dos Mercadores

A Igreja de N. Sra. da Lapa dos Mercadores, localizada no Centro do Rio de Janeiro, foi o cenário de uma emocionante celebração nesta segunda-feira (7) em comemoração ao Dia Mundial do Rosário. O evento, realizado às 19h, foi inspirado pelo Papa Francisco, conforme descrito em sua carta enviada ao Arcebispo Rino Fisichella, como parte dos preparativos para o Jubileu de 2025.

O Santo Padre lançou a iniciativa com o objetivo de dedicar o ano de 2024 a uma grande “sinfonia” de orações, pedindo à Virgem Maria que acompanhe a Igreja durante a preparação para o Jubileu. O Fórum Europeu das Confrarias foi responsável pela organização e promoção do Dia Mundial do Rosário, convocando Irmandades, Confrarias, santuários, institutos religiosos e associações laicais para participarem do evento global recitando o Santo Terço simultaneamente às 19h em cada fuso horário.

A celebração na Igreja de N. Sra. da Lapa dos Mercadores também incluiu práticas de jejum e orações pela paz mundial, seguindo o pedido do Papa Francisco em 2 de outubro em homenagem ao Dia de N. Sra. do Rosário.

O Monsenhor André Sampaio de Oliveira, Vigário Episcopal para as Associações Públicas de Fiéis, juntamente com os Padres Vítor Pimentel Pereira e Victor Hugo Nascimento, lideraram a cerimônia que contou com a presença do Provedor da Irmandade de N. Sra. da Lapa dos Mercadores, Dr. Claudio André de Castro.

O evento emocionante foi acompanhado por órgão e coral regido por Juliana Sucupira, que entoaram cânticos em homenagem a Nossa Senhora durante a recitação dos Mistérios Gozosos do Terço, com leituras das reflexões de São João XXIII sobre os mistérios.

Representantes de diversas Irmandades e Confrarias do Rio de Janeiro prestigiaram a celebração, participando ativamente da reza das ave-marias de cada mistério. O encerramento da cerimônia foi marcado por um momento de congraçamento em espírito cristão de fraterna comunhão.

Sair da versão mobile