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Lula afirma que taxa de juros brasileira “haverá de ceder” durante sanção da lei do combustível do futuro

O Brasil ainda tem a maior taxa de juros do mundo, diz presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil ainda possui a maior taxa de juros do mundo, mas acredita que ela “haverá de ceder”. Em meio à sabatina de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para a presidência do Banco Central, o presidente fez essas declarações durante a cerimônia de sanção da lei do combustível do futuro, na Base Aérea de Brasília.

Lula destacou que a economia do país está em uma situação razoável, com a inflação controlada, a massa salarial em crescimento e o emprego em ascensão. Ele também ressaltou a existência de leis para proteger os empreendedores individuais e os pequenos e médios empresários.

Enquanto acontecia a sanção da lei do combustível do futuro, Gabriel Galípolo passava por sabatina no Senado para assumir a presidência do Banco Central. Caso seja aprovado, ele substituirá o atual presidente, Roberto Campo Neto. Lula tem feito críticas públicas à atual gestão do Banco Central, acusando-a de atuar politicamente e de manter proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Galípolo, por sua vez, garantiu aos senadores que terá autonomia e liberdade para agir, afirmando que suas decisões serão orientadas exclusivamente pelo compromisso com o povo brasileiro e pelo interesse no bem-estar de cada cidadão.

Combustível do Futuro

Durante a cerimônia, Lula sancionou a lei do combustível do futuro, que envolve a estocagem de CO2 no subsolo e a criação de programas nacionais para descarbonização de diferentes tipos de combustíveis. O projeto dos biocombustíveis foi aprovado pela Câmara dos Deputados em março e prevê oportunidades de investimento na ordem de R$ 260 bilhões.

O texto também estabelece um marco regulatório para a captura e estocagem de carbono, uma medida de interesse da Petrobras e de indústrias poluentes. Além disso, o projeto demanda a determinação de uma taxa de mistura de diesel verde no diesel comum, entre 13% e 25%, a ser definida pelo CNPE.

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