Fundação Casa de Rui Barbosa promove atividades inéditas na Flip, com exposições e debates na Casa da Favela e Casa da Cultura.


Este ano, a Fundação Casa de Rui Barbosa marca presença de forma inédita na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com o objetivo de destacar o vasto acervo da instituição e promover diálogos e debates importantes. Entre os dias 9 e 12 de outubro, as atividades acontecerão na Casa da Favela e na Casa da Cultura, integrando a programação da maior festa da literatura do Brasil.
A programação inclui exposições e mesas-redondas sobre temas como o centenário de Hélio Pellegrino, a relação entre fé e política no Brasil e a vida e obra de Thomas Mann. Alexandre Santini, presidente da Fundação, destaca a importância dessa participação inédita: “estamos levando para o maior evento de literatura do país, pela primeira vez, diálogos, debates e coleções da nossa instituição, que há mais de 50 anos reúne arquivos fundamentais de mais de 150 escritoras e escritores brasileiros. Dar maior conhecimento e visibilidade a este acervo é algo importante e necessário para a difusão e valorização da cultura.”
Programação na Casa da Favela
Uma das exposições em destaque é “Em torno de Hélio Pellegrino – centenário”, que homenageia o psicanalista, escritor e ativista político pelos cem anos do seu nascimento. O público poderá conferir documentos, manuscritos e fotografias que revelam a vida e obra desse importante democrata. A mesa-redonda “Fé e política no Brasil hoje” será outro destaque da programação, reunindo representantes de diferentes religiões para discutir as interseções entre política e religião.
Programação na Casa da Cultura
Em parceria com a Thomas Mann House, a Fundação apresenta a exposição “Thomas Mann – A democracia há de vencer!”, que aborda a relação do escritor com a democracia e sua ligação com o Brasil. Mesas de debate e uma apresentação artística completam a programação com enfoque nas raízes brasileiras de Mann. A participação da Fundação Casa de Rui Barbosa na Flip promete ser uma experiência enriquecedora para os amantes da literatura e da cultura brasileira.