
O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está sendo palco dos dois eventos mais importantes da área têxtil: o 30º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (CNTT) e o 10º Congresso Científico de Têxtil e Moda (Contexmod). A cerimônia de abertura dos congressos aconteceu na noite desta terça-feira (8) no Cine Teatro Fênix, reunindo especialistas, autoridades e líderes do setor.
-LEIA MAIS: Polo UAB de Apucarana abre vagas remanescentes; saiba mais
Promovidos pela Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT), é a primeira vez que o congresso de tecnologia têxtil é realizado no Paraná. Com a participação de empresas como Paranatex, Audaces, Lycra e Toyota, o evento abordará as mais recentes inovações tecnológicas e tendências do setor por meio de palestras, painéis e workshops.
O congresso em Apucarana é considerado estratégico pela presidente da ABTT, Camila Moreli, devido à localização da cidade em um dos principais polos têxteis e de vestuário do Brasil, aliado ao histórico de contribuição à indústria. Além disso, a UTFPR possui cursos renomados na área, como Design de Moda e Engenharia Têxtil.
Na abertura estiveram presentes autoridades como o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o reitor e diretor local da UTFPR, o secretário de Estado de Inovação, a presidente do Sivale, o empresário Eros Felipe, o prefeito Junior da Femac, entre outros. A empresária Maria Abigail Fortuna, homenageada no evento, também marcou presença.
Para a realização do congresso, a ABTT contou com o apoio do Sivale e da Fiep, evidenciando a importância do evento para o setor. A presidente das entidades enfatiza que a inovação, tema do congresso, é essencial para a indústria têxtil.
O reitor da UTFPR destaca que sediar o congresso valoriza a universidade e promove o desenvolvimento local. O diretor do campus ressalta a oportunidade do momento para Apucarana, com a abertura do Mestrado em Têxtil e Moda e a futura inauguração do centro de análises têxteis.
O prefeito Junior da Femac expressa a honra de sediar o congresso em Apucarana, cidade com uma significativa presença de trabalhadores no setor têxtil. A coordenação do evento reforça que o congresso é aberto a toda população e destaca a diversidade de atividades oferecidas.
O presidente da Abit ressalta a importância do congresso para a formação profissional e competitividade da indústria têxtil, enquanto Eros Felipe, da Paranatex, destaca o interesse da juventude nos cursos e eventos da área.
Assista a reportagem: