
A empresa Waymo, pertencente à Alphabet, dona do Google, anunciou uma parceria com a fabricante sul-coreana Hyundai para adicionar veículos elétricos à sua frota de robotáxis nos Estados Unidos. Segundo informações divulgadas pelas empresas nesta sexta-feira (4), os testes com os SUVs Ioniq 5, equipados com a tecnologia autônoma da Waymo e fabricados nas instalações da Hyundai na Geórgia, estão previstos para iniciar no final de 2025.
Atualmente, a Waymo conta com aproximadamente 700 veículos em sua frota, sendo a única empresa nos EUA que opera robôtáxis não tripulados que cobram tarifas. Essa parceria com a Hyundai surge dias antes do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, revelar planos para um produto de robôtaxi que deve utilizar um veículo personalizado.
A Waymo tem utilizado veículos I-Pace da Jaguar Land Rover e da marca de veículos elétricos Zeekr, da chinesa Geely, para testar sua tecnologia. A Parceria com a Hyundai não substituirá diretamente nenhuma das plataformas de veículos atuais da Waymo.
Além disso, a Waymo expandiu seu serviço ao público em São Francisco neste ano, sem lista de espera, e está ampliando suas operações em Phoenix, Península de São Francisco e algumas partes de Los Angeles. José Muñoz, diretor de operações global da Hyundai, afirmou que a empresa está pronta para alocar um número significativo de veículos para a frota da Waymo One, à medida que ela se expande, e que estão explorando outras oportunidades de colaboração.
Apesar do ceticismo em relação à tecnologia de veículos autônomos, a Alphabet anunciou um investimento multianual de US$ 5 bilhões na Waymo. A Waymo informou que aumentou suas viagens pagas para 100 mil por semana em pouco mais de três meses e está expandindo suas áreas de serviço. Outras empresas no mercado de veículos autônomos incluem a Cruise, da General Motors, e a Zoox, da Amazon.