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Renovação do segmento de SUVs compactos com modelos híbridos flex promete revolucionar o mercado automotivo até 2025

Renovação do segmento de SUVs compactos será impulsionada por modelos híbridos flex

A indústria automotiva brasileira está prestes a passar por uma revolução no segmento de SUVs compactos, com a chegada de modelos híbridos flex. O cenário de renovação ganha destaque com previsões de lançamentos ao longo de 2025.

Um dos primeiros modelos a dar início a essa transformação é o Chevrolet Tracker renovado, que se encontra em fase de testes no Brasil. O veículo integra o investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela GM em janeiro, com aplicação programada para o período de 2024 a 2028.

Enquanto isso, a Honda trabalha secretamente no desenvolvimento da nova geração do WR-V, que deixará de ser apenas uma versão derivada do Fit (que saiu de linha no mercado brasileiro) para ganhar identidade própria.

A expectativa é que o WR-V conte com uma motorização 1.5, já conhecida no país, mas agora combinando etanol, gasolina e eletricidade. A marca também possui um motor 1.0 turbo em outros mercados, porém ainda sem confirmação para o Brasil. O lançamento do novo WR-V está atrelado ao investimento de R$ 4,2 bilhões anunciado em abril, com o ciclo de aportes previsto até 2030.

Na Toyota, a novidade será o Yaris Cross Hybrid, previsto para estrear no início de 2025. O sistema híbrido será semelhante ao da linha Corolla, porém com potência reduzida e maior economia de combustível. Estima-se que a média urbana de consumo com gasolina seja superior a 30 km/l. A montadora japonesa também está passando por um ciclo de investimentos no Brasil, com um valor de R$ 11 bilhões anunciado em março e duração prevista até 2030.

Por sua vez, a Volkswagen mantém seu plano de lançar 16 novos veículos entre 2022 e 2028, como parte de um aporte de R$ 16 bilhões. O próximo lançamento nacional será um SUV compacto posicionado abaixo do T-Cross e Nivus. Este novo modelo híbrido flex será um concorrente para o Renault Kardian e o Citroën Basalt, com posicionamento em uma faixa de preço próxima dos R$ 100 mil.

O grupo Stellantis também está preparando seus modelos capazes de rodar com gasolina, etanol e eletricidade, com previsão de estreia para algumas versões ainda em 2024.

Em setembro, Emanuele Cappellano, presidente da empresa na América do Sul, afirmou que os dois primeiros modelos híbridos flex já estão em processo de produção no Brasil. As primeiras opções do grupo Stellantis devem ser veículos do tipo híbrido leve, que utilizam um alternador de capacidade ampliada para auxiliar nas partidas e retomadas, resultando em economia de combustível.

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