
Países da União Europeia aprovam legislação para restauração de ecossistemas
No dia 17 de maio, os países que integram a União Europeia (UE) deram o aval final para a adoção de uma regulamentação que visa a restauração de ecossistemas afetados. Essa decisão só foi possível graças a uma mudança de posicionamento da representante da Áustria, que permitiu alcançar a maioria necessária para a aprovação.
No último minuto da reunião de ministros da UE em Luxemburgo, a ministra austríaca do Meio Ambiente, Leonore Gewessler, decidiu apoiar a legislação. No entanto, pouco depois, foi desautorizada pelo chefe de Governo de seu país, Karl Nehammer. A divergência interna na Áustria mostrou a complexidade e a sensibilidade do tema.
A Lei de Restauração da Natureza, como é denominada, é considerada uma parte fundamental do ambicioso Pacto Verde da UE. Essa legislação já havia sido aprovada pelo Parlamento Europeu após intensos debates, sobretudo devido ao potencial impacto para a agricultura na região.
Com a aprovação final por parte dos países membros, a União Europeia reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a busca por soluções que garantam a sustentabilidade a longo prazo. A restauração de ecossistemas afetados se torna, assim, uma prioridade na agenda política e ambiental do bloco.