DestaqueUOL

Primeiro voo de repatriação de brasileiros decola de Lisboa em meio à pandemia do coronavírus

Nesta última sexta-feira (15), um marco importante para a repatriação de brasileiros que se encontram em Portugal foi alcançado. O primeiro voo de retorno ao Brasil decolou do Aeroporto de Lisboa, trazendo consigo cerca de 300 cidadãos que estavam impossibilitados de retornar ao seu país devido às restrições de viagem impostas pela pandemia de COVID-19.

A aeronave, um Boeing 767-300, pertencente à empresa aérea TAP Portugal, decolou por volta das 14h, horário local, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo foi organizado em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que vem trabalhando incansavelmente para viabilizar o retorno dos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade no exterior.

Durante o embarque, o clima era de alívio e gratidão por parte dos passageiros, que finalmente terão a oportunidade de voltar para casa e reencontrar suas famílias e entes queridos. Muitos deles estavam retidos em Portugal há meses, sem perspectiva de retorno devido ao fechamento das fronteiras e à suspensão de voos comerciais.

O consulado brasileiro em Lisboa informou que novos voos de repatriação estão previstos para os próximos dias, com destino a diferentes cidades do Brasil, de forma a atender o maior número possível de brasileiros que necessitam retornar ao país. A operação de repatriação é coordenada em estreita colaboração com as autoridades locais e com as companhias aéreas parceiras, visando garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros durante todo o processo.

Este primeiro voo de repatriação marca o início de uma série de esforços para trazer de volta os brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade no exterior, enfrentando dificuldades devido à pandemia. A solidariedade e o empenho das autoridades e das empresas envolvidas são fundamentais para que essas operações tenham sucesso e para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo