
No entanto, Kamala ainda não recebeu apoio declarado de Barack Obama. Após a desistência, o ex-presidente dos Estados Unidos publicou uma carta nas redes sociais para relembrar a relação com Biden, que foi seu vice. O texto, no entanto, não faz nenhuma menção a Harris ou a qualquer possível substituto na disputa pela Casa Branca.
A vice-presidente ainda precisa ser ratificada pelo Partido Democrata. A convenção da legenda para definir o nome que substituirá Biden será realizada em agosto. O presidente do partido disse que vai “empreender um processo transparente e ordenado para avançar para uma candidatura”. A posição foi publicada nas redes sociais de Jaime Harrison, líder do Comitê Nacional Democrata, momentos após a desistência de Joe Biden.
A indefinição dos democratas não impediu Kamala de dar a largada na campanha. A vice-presidente fez uma postagem neste domingo (21) em que agradeceu o apoio de Joe Biden à sua candidatura e anunciou um site para arrecadar doações para sua campanha. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata —e unir a nossa nação— para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025. Se você está comigo, faça uma doação agora mesmo”, escreveu no X.
A democrata diz que quer “ganhar e vencer esta nomeação”. Em comunicado enviado à imprensa, a vice-presidente descreveu sua amizade com Biden e narrou planos para a disputa presidencial. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema do Projeto 2025”, disse a vice-presidente.
Pesquisas de intenção de voto mostram Kamala em uma posição melhor que Biden. Levantamentos feitos após o debate entre Biden e Trump e após o atentado contra o ex-presidente mostram a democrata com uma aprovação maior que o correligionário. Na maioria dos casos, no entanto, ela ainda perde para o republicano.
Quem é Kamala Harris?
A vice-presidente é filha de pai jamaicano e mãe indiana. Ela foi a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira pessoa de origem indiana a tomar posse como vice-presidente dos EUA.