
O RDV e a Importância na Apuração dos Votos
O RDV é o que garante a apuração da votação ao armazenar os votos de forma eletrônica. Além disso, também garante a possibilidade de recontagem de votos. O sistema usa um algoritmo computacional, que garante a plena funcionalidade, sem qualquer tipo de acesso remoto ou à internet.
Essas informações ficam registradas na memória da urna, que após o fim da votação é removida e enviada para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), juntamente com o Boletim de Urna, para garantir a apuração das eleições.
Como é a apuração?
Antes mesmo do começo das eleições, o presidente da seção eleitoral, na presença dos demais mesários, liga a urna e emite a chamada “zerésima”, um relatório que contém toda a identificação daquela urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que nenhum deles computa voto, ou seja, que garante que a urna esteja zerada.
Após o último voto ser registrado, o presidente da seção realiza a retirada da memória da urna e grava em uma mídia de resultado, que nada mais é do que um pendrive. Além disso, também é impresso o Boletim de Urna, com os seguintes dados:
- Data da eleição
- Identificação do município, a zona e a seção eleitoral em que foram emitidos
- Data e o horário do encerramento da votação
- Código de identificação da urna eletrônica
- Quantidade de eleitoras e eleitores aptos
- Quantidade de eleitoras e eleitores que compareceram para votar
- Quantidade de eleitores que não puderam ser identificados pela biometria
- Resultado dos votos por candidato e por legenda, além dos votos brancos e nulos