Projeto Experimente Cultura leva 2.100 crianças a 10 museus do Rio de Janeiro em iniciativa de inclusão cultural e tecnológica.

Museu do Amanhã – Cidade do Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O projeto Experimente Cultura levará gratuitamente mais de 2.100 crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e crianças em tratamento de doenças graves, como o câncer, para visitar 10 museus do Rio de Janeiro no mês de outubro. Em sua quinta edição, a iniciativa, que já atendeu mais de 30 mil alunos da rede pública carioca, retorna com força total às visitas presenciais, oferecendo a oportunidade de conhecer espaços como o Museu do Amanhã, o Museu Histórico Nacional, o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, o Museu de Arte do Rio, o Museu do Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional, o Museu da Vida, o Museu de Ciências da Terra, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Aeroespacial.

“O Experimente Cultura nasceu com o propósito de levar cultura para crianças, jovens, e eventualmente idosos e crianças em tratamento. A essência do projeto é promover a inclusão cultural, oferecendo acesso a museus e espaços culturais para um público que, em muitos casos, nunca teve a oportunidade de visitar esses locais” — afirmou Renata Prado, curadora do projeto. “É uma honra continuar esse trabalho, que tem gerado tantos frutos.”

Desde a pandemia, em 2019, o projeto também investiu em soluções tecnológicas para manter sua atuação. As visitas virtuais a museus de renome mundial, como o Louvre, na França, o Guggenheim e o MET, ambos em Nova Iorque, se tornaram parte da iniciativa, utilizando ferramentas modernas como visitas interativas e óculos de realidade virtual.

“A tecnologia foi uma grande aliada, ampliando o alcance do projeto. As visitas presenciais têm uma logística mais complexa, e a versão online aumentou significativamente o número de alunos atendidos. Continuamos aprimorando essa modalidade, formalizando parcerias com instituições internacionais e proporcionando uma verdadeira viagem cultural para essas crianças” — acrescentou Renata.

As escolas interessadas em participar do Experimente Cultura podem se inscrever diretamente no site experimentecultura.com.br.

Sair da versão mobile