Estudantes da rede estadual promovem cobertura jornalística do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20 no Museu do Amanhã


Estudantes da rede estadual, participantes do programa Jovem Repórter, realizaram a cobertura jornalística da reunião do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, que ocorreu nesta quinta-feira (3/10), no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro. O evento abordou temas centrais da agenda ambiental global, incentivando a cooperação entre os países membros e convidados do fórum internacional em busca de soluções inovadoras e práticas para os desafios climáticos.
“A presença de nossos jovens repórteres nesses eventos é essencial para ampliar suas perspectivas de futuro e desenvolver suas carreiras profissionais. É emocionante ver nossos alunos assumirem esse papel de liderança” — afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Entre os alunos credenciados como jornalistas estavam Luyz Gabriel Duraes de Andrade, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu; Igor Rafael, do Ciep 413 Adão Pereira Nunes Intercultural Brasil-México, em São Gonçalo; e Marcela Procópio, do Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola Intercultural Brasil-França, em Niterói. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar os bastidores do evento e interagir com os convidados.
“Esta experiência tem sido muito enriquecedora. Meu objetivo é seguir a carreira de jornalista, e as dicas dos profissionais que encontrei aqui me fazem sentir mais preparado para essa jornada. Além disso, cobrir um tema tão relevante como a sustentabilidade aumentou ainda mais meu interesse pelo assunto” — disse Igor Rafael, de 18 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio.
Durante o encontro, os participantes discutiram temas como adaptação preventiva a eventos climáticos extremos, pagamentos por serviços ecossistêmicos, oceanos, resíduos e economia circular.
“Trabalhar como repórter em um evento tão importante é algo muito especial. Estamos expandindo nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, nos engajando em assuntos cruciais, como a crise climática. Isso me motiva a dar o meu melhor por um mundo mais sustentável” — comentou Luyz Gabriel, também da 3ª série do Ensino Médio.
Advertisement
