DestaqueUOL

Debates na corrida eleitoral de São Paulo são os piores avaliados, enquanto Recife se destaca com a maior avaliação positiva.

O levantamento realizado pelo Datafolha revelou que os debates com os candidatos à Prefeitura de São Paulo foram os mais criticados em comparação com as outras capitais pesquisadas. Ao contrário, os debates em Recife foram os melhor avaliados.

Em São Paulo, mais da metade dos eleitores (53%) acreditam que os problemas e soluções da cidade foram discutidos de forma insuficiente pelos candidatos, e 33% afirmam que essas questões não foram debatidas em nenhum momento. Apenas 8% consideram que os problemas da cidade foram adequadamente discutidos.

Já em Recife, a situação é inversa. Um terço dos eleitores avaliam que os problemas e soluções foram discutidos corretamente, 41% acreditam que poderiam ter sido debatidos de maneira mais eficaz, e 22% afirmam que esses temas não foram discutidos.

Na capital fluminense e em Belo Horizonte, a situação é semelhante. No Rio de Janeiro, 14% dos entrevistados consideram que os temas foram discutidos de maneira adequada, enquanto em Belo Horizonte esse percentual é de 17%. A maioria acredita que os assuntos poderiam ter sido debatidos de forma mais eficaz.

Informados

Recife se destaca como a capital em que os eleitores se sentem mais bem informados para votar nas eleições do domingo, com 71% dos entrevistados afirmando ter informações suficientes.

Em Belo Horizonte, apenas 48% dos eleitores se sentem bem informados, o menor índice entre as capitais avaliadas. No Rio de Janeiro e São Paulo, 53% e 59% dos eleitores, respectivamente, afirmam ter as informações necessárias para votar.

Vereadores

Segundo a pesquisa, 59% dos eleitores de São Paulo ainda não escolheram um candidato a vereador faltando apenas dois dias para a eleição, o maior índice entre as capitais pesquisadas. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, metade dos eleitores já decidiram seus votos para o Legislativo, enquanto em Recife mais da metade já escolheu o candidato a vereador.

O Datafolha realizou uma série de iniciativas, incluindo debates com candidatos a vereador e o lançamento da plataforma Match Eleitoral 2024, para informar os eleitores sobre a disputa à Câmara Municipal de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas em todas as capitais e margem de erro de dois a três pontos para mais ou para menos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo