Inicia o 8º Salão do Turismo no Rio de Janeiro com foco em sustentabilidade, investimentos e acessibilidade no turismo brasileiro.

Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o salão espera receber cerca de 100 mil participantes. O espaço Núcleo do Conhecimento é exclusivo para o trade turístico, com debates sobre as tendências e necessidades futuras do setor, além de exemplos e boas práticas aplicadas no turismo nacional, com cerca de 90 palestras, 35 painéis, rodas de conversa e oficinas.
Na área Vitrine Brasil, os visitantes poderão apreciar produtos brasileiros como artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés. Além disso, serão realizados shows de cantores nacionais ao final de cada dia de evento para entreter os participantes.
O Conselho Nacional do Turismo (CNT) e gestores locais participarão de reuniões para discutir ações e pautas sobre o setor, assim como o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Também está confirmado o 1º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024, promovendo integração e troca de experiências entre representantes da indústria do turismo em todo o país.
A programação inclui ainda reuniões sobre segurança turística, participação do Sebrae Nacional com o Encontro de Negócios do Sebrae para micro e pequenos empresários do turismo, e debates sobre temas como investimento e crédito, papel da Academia e dos Institutos Científicos no Turismo Brasileiro, Big Data no turismo e turismo de base comunitária.
O 8º Salão do Turismo é uma oportunidade para o setor discutir e apresentar o que o Brasil tem de melhor para oferecer aos turistas, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo do turismo nacional. O evento segue até domingo (11) no Riocentro, Barra da Tijuca, reunindo diversos atores que contribuem para a expansão e melhoria do turismo no país.