Resgate de brasileiros no Líbano: aeronave da FAB decola de Lisboa em direção a Beirute neste sábado

Segundo informações do governo federal, os passageiros que serão resgatados estão recebendo as orientações necessárias para o embarque no aeroporto de Beirute. O governo brasileiro tem reforçado a importância de seguir as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais, e incentiva aqueles que possuem recursos a deixarem o território libanês por meios próprios.
A operação de repatriação, denominada Operação Raízes de Cedro, estava inicialmente programada para acontecer na sexta-feira (4), mas precisou ser adiada devido às condições de segurança na região. Os bombardeios intensificados por Israel aproximadamente do aeroporto de Beirute foram um dos motivos para o adiamento.
A primeira fase da Operação Raízes de Cedro tem como objetivo transportar 220 brasileiros que estão no Líbano, mas a expectativa é de que até 500 pessoas sejam repatriadas por semana. Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros estejam residindo no território libanês.
A situação no Líbano é de extrema gravidade, com a população enfrentando uma crise humanitária e de segurança em meio aos conflitos na região. A missão de resgate da FAB é fundamental para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que se encontram nessa situação delicada no país do Oriente Médio.