DestaqueDiário do Rio

Polícia Federal deflagra Operação Nômade Eleitoral contra organização criminosa em favor de candidata a vereadora em Itaguaí.

Operação Nômade Eleitoral da Polícia Federal

Polícia Federal
Policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão. Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na última quinta-feira (03/10), a Operação Nômade Eleitoral, contra uma organização criminosa voltada para cooptar pessoas para alistamento eleitoral e/ou mudança de domicílio eleitoral do município de Santa Cruz para Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. Agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 105ª Zona Eleitoral do RJ, em endereços em Itaguaí e na capital fluminense.

Segundo investigações, a organização buscava favorecer Elisa Giovanna dos Santos Martins Dias, candidata a vereadora e presidente do Podemos em Itaguaí, Baixada Fluminense. A PF descobriu que comprovantes de residência falsos eram fornecidos para possíveis eleitores em troca de favores econômicos em votos.

Além disso, a candidata e seus cabos eleitorais foram flagrados no cartório da 105ª Zona Eleitoral pagando multas eleitorais de eleitores supostamente cooptados, de acordo com a PF. Os investigados podem responder por diversos crimes, como inscrição fraudulenta, uso de documento falso e corrupção de menores, com penas que somadas chegam a 22 anos de prisão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo