
Ataque a Mineiros Deixa Vinte Mortos e Sete Feridos no Paquistão
No dia 11 de junho, vinte mineiros perderam a vida e sete ficaram feridos em um ataque realizado por assaltantes armados na província de Baluchistão, no sudoeste do Paquistão, como informou a polícia local.
O ataque ocorreu na rica província em minerais, localizada na fronteira com o Afeganistão e o Irã, e é considerado um dos piores nas últimas semanas. O incidente aconteceu dias antes do país sediar a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, grupo eurasiático.
A ação criminosa também coincide com a presença de uma delegação da Arábia Saudita que está explorando acordos de mineração no país sul-asiático, que enfrenta uma crise econômica.
O chefe da polícia do distrito de Duki, Asim Shafi, relatou que cerca de 35 a 40 homens fortemente armados atiraram nos trabalhadores da mina de carvão por aproximadamente 30 minutos antes de fugirem do local. Os criminosos estavam equipados com lança-foguetes e granadas, segundo o relato.
As autoridades confirmaram que os atacantes reuniram os mineiros em um local, abriram fogo contra eles, destruíram equipamentos e incendiaram maquinário de mineração.
Kaleemulá Kakar, um alto funcionário do distrito, confirmou que vinte mineiros perderam a vida e outros sete ficaram feridos, sendo quatro deles cidadãos afegãos.
Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
Baluchistão, apesar de seus recursos minerais e de gás, é a província mais pobre do Paquistão e alvo frequente de ataques por separatistas que reivindicam o controle desses recursos.
O primeiro-ministro Shehbaz Sharif pediu um relatório sobre o incidente e reafirmou o compromisso do governo em combater todas as formas de terrorismo. As autoridades abriram uma investigação e registraram o caso como ato terrorista.