DestaqueDiário do Rio

Projeto de Educação Financeira utiliza arte e cultura para ensinar crianças sobre consumo consciente e planejamento financeiro na Biblioteca Parque.

Foto Eduardo Gomes

Estudantes de 10 a 12 anos da rede municipal de ensino vão aprender sobre consumo consciente, poupança, investimento e economia de uma forma diferente. A equipe do projeto Educação Financeira nas Escolas, do Grupo Ecoarte, está realizando uma série de atividades gratuitas na Biblioteca Parque, no Centro do Rio. Com elementos do teatro, jogos e vídeos, os bons hábitos e os conceitos da educação financeira são introduzidos de forma lúdica, para ampliar o conhecimento ainda na infância e na adolescência. A apresentação de estreia ocorreu nesta quarta-feira (02/10), e a próxima está programada para o dia 9 deste mês.

As atividades são patrocinadas pela Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e pela consultoria MCS Markup.

Na Biblioteca Parque, os alunos participarão de uma peça-jogo com dinâmicas de arte e educação. De forma lúdica, o público passará por temas como controle do dinheiro, planejamento e desejo versus necessidade. A encenação conta ainda com um grande tabuleiro, numa atividade que dará aos estudantes a oportunidade de organizar uma festa na escola, permitindo que coloquem em prática o que aprenderam no espetáculo.

“A arte-educação é uma excelente ferramenta para contribuir com a formação de alunos na fase escolar, estimulando ainda a autoestima e o protagonismo desses estudantes”, afirma Joana D’Arc, diretora executiva do Grupo Ecoarte.

Sócio fundador da MCS Markup, uma das patrocinadoras do projeto, André Simões acrescenta que é essencial estimular a educação financeira desde cedo, e que a escola é um lugar apropriado para incentivar essa consciência.

Crianças e adolescentes são curiosos e costumam compartilhar esses conhecimentos em casa, entre os amigos. Quanto mais cedo aprendem sobre economia, gestão financeira, mais chances têm de se tornarem adultos mais conscientes em relação ao uso do dinheiro”, diz Simões.

Além das apresentações da biblioteca, o projeto Educação Financeira nas Escolas oferece 17 ‘webisodes’ no canal do Grupo Ecoarte no YouTube (www.youtube.com/@GrupoEcoarte). Os episódios têm intérpretes de libras.

SERVIÇO

Educação Financeira nas Escolas

Local: Biblioteca Parque Estadual (Avenida Presidente Vargas 1.261, Centro)

Site: www.grupoecoarte.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo