Produção industrial do Brasil cresce em agosto, impulsionada por indústrias extrativas, mas não recupera perdas do mês anterior, aponta IBGE.

Produção industrial do Brasil mostra recuperação em agosto

No mês de agosto, a produção industrial brasileira apresentou um crescimento de 0,1%, em comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado, embora modesto, já era esperado e foi impulsionado principalmente pelo desempenho positivo das indústrias extrativas.

Apesar do avanço, a produção industrial ainda não conseguiu recuperar completamente a queda registrada no mês de julho, quando houve um recuo de 1,4%. No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, a indústria brasileira apresentou um crescimento de 2,2% em agosto, o que indica uma retomada gradativa da atividade.

Com esses resultados, a produção industrial encontra-se atualmente 1,5% acima do nível registrado antes da pandemia, em fevereiro de 2020. No entanto, ainda está significativamente distante do recorde alcançado em maio de 2011, com uma diferença de 15,4%.

Dentre os setores que mais contribuíram para o crescimento em agosto, destacam-se as indústrias extrativas, que registraram uma alta de 1,1% após a queda de 2,2% no mês anterior. Além disso, os setores de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,6%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (4%) e produtos químicos (0,7%) também apresentaram crescimento.

Sair da versão mobile