Caixa Econômica Federal avança no atendimento digital mas enfrenta críticas por fechamento de agências e precarização do trabalho

Avanços e desafios discutidos em reunião sobre a Caixa Econômica Federal
10/10/2024 – 19:43
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Reunião da Comissão de Trabalho nesta quinta-feira
Em uma audiência realizada na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (10), representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) apresentaram os avanços no atendimento digital aos clientes, juntamente com a ampliação de postos físicos para transações presenciais. No entanto, entidades de servidores e terceirizados expressaram preocupação com o fechamento de cerca de 120 agências, a precarização do trabalho e possíveis demissões.
Por meio das sugestões dos parlamentares, ficou acordado que novas reuniões serão agendadas para discutir e resolver questões relacionadas ao reposicionamento das unidades da Caixa, que atualmente atende mais de 150 milhões de clientes, possui 25.771 pontos físicos de atendimento, incluindo 4.170 agências, e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos e quase a mesma quantidade de bancos 24 horas.
A superintendente nacional de estratégia de clientes, canais e inovação do banco, Fernanda de Castro, enfatizou que a atual gestão reconhece a importância e o alcance social da Caixa para a população.
“Em momento algum, a Caixa abandonará sua presença física como uma prioridade estratégica. Compreendemos a importância de manter uma presença física distribuída por todo o território. As unidades escolhidas para a transição digital estão localizadas em áreas onde já existem outras unidades da Caixa em um raio de pelo menos 3 quilômetros”, explicou.