DestaqueUOL

Brasil inicia operação de repatriação de brasileiros no Líbano em meio a crise com Israel; primeiro voo chega em Beirute

Primeiro avião para repatriar brasileiros no Líbano deve pousar em Beirute

No dia 4 de agosto, está prevista a chegada do primeiro avião para repatriar brasileiros que desejam deixar o Líbano, país que vem enfrentando graves conflitos, com parte de seu território sul sendo invadido por Israel. A previsão é de que a aeronave pouse em Beirute durante a tarde, retornando ao Brasil na manhã do dia seguinte, no aeroporto de Guarulhos, às 8h.

Os ataques de Israel contra o Hezbollah nas últimas semanas têm se intensificado, culminando na morte do líder do grupo e, mais recentemente, em uma invasão por terra na região sul do Líbano controlada pelo Hezbollah.

Diante desse cenário de guerra, o governo brasileiro anunciou uma operação de repatriação, seguindo um modelo semelhante ao realizado após os ataques do Hamas contra Israel em outubro do ano passado. Mais de 1.400 pessoas foram repatriadas de Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza naquela ocasião.

Lá Fora

Receba em seu email uma seleção semanal com os principais acontecimentos do mundo.

O chanceler Mauro Vieira informou que aproximadamente 20 mil brasileiros vivem no Líbano, além de cidadãos em visita ao país. Desde agosto do ano passado, tem sido realizado um levantamento da comunidade brasileira no território libanês e desde outubro há um monitoramento dos interessados em deixar o país.

O comandante da Aeronáutica, comandante Marcelo Damasceno, confirmou que a primeira aeronave da operação está em Lisboa e deverá decolar para Beirute na sexta-feira, permanecendo no local por quatro horas. Não será necessário reabastecimento no Líbano, pois o avião possui combustível suficiente para o trajeto de ida e volta da capital portuguesa.

Damasceno também estimou que a Força Aérea Brasileira poderá repatriar até 500 pessoas por semana, com os modelos KC-30 e KC-390. O critério de prioridade estabelecido pelo governo é para brasileiros não residentes no Líbano, seguidos pelos residentes, e dentro dessas categorias, priorizando idosos, mulheres, gestantes, crianças, doentes e pessoas com deficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo