
Por Pr. Dr. Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek *
“Então, Uzias se indignou e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso.” (2Crônicas 26.19)
O cenário político vem sendo marcado por movimentações intensas, especialmente no que diz respeito à candidatura de Pablo Marçal (PM). Conhecido por suas autoproclamações e comparações extravagantes, PM tentou encontrar identificação com o eleitorado evangélico usando referências bíblicas, porém, seus esforços parecem ter gerado mais controvérsia do que apoio.
Ao incitar conflitos e desavenças, inclusive utilizando figuras públicas desequilibradas para promover sua imagem, PM passou a ser visto com desconfiança pela comunidade evangélica. O público religioso, em sua maioria, preza pela paz e estabilidade, afastando-se de discursos agressivos e radicalismos.
As ações de PM, que incluem vídeos polêmicos e desmentidos públicos, o afastaram do eleitorado que inicialmente o apoiava. Suas tentativas de se conectar com a comunidade evangélica, utilizando até mesmo passagens bíblicas, acabaram por ressaltar ainda mais sua postura beligerante e distante da verdade.
Comparado metaforicamente à lepra que acometeu o Rei Uzias, PM viu sua reputação ser manchada pela cadeirada que proferiu em um adversário, lembrando que a soberba e a busca indevida por poder costumam ter desfechos negativos na história.
Publicidade
É essencial ressaltar que a verdade e a integridade são princípios valorizados pela comunidade evangélica, e qualquer desvio desses valores pode resultar em perdas significativas de apoio e credibilidade.
Diante desse panorama, PM se vê diante de um desafio em sua campanha, tentando rearranjar narrativas e pedir perdão publicamente, porém, as marcas de suas ações anteriores permanecem como uma sombra sobre sua imagem. A lição retirada da história de Uzias é clara: o desvio do caminho da humildade e da verdade pode levar a consequências irreversíveis.
* Pr. Dr. Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek é mestre e doutor em Ciência da Religião (UFJF/MG)…
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.