Agência BrasilDestaque

Governo brasileiro condena lançamento de mísseis pelo Irã contra Israel e pede contenção no conflito no Oriente Médio

O governo brasileiro se pronunciou oficialmente na última quarta-feira (2) em relação ao lançamento de aproximadamente 200 mísseis balísticos pelo Irã contra o território de Israel, ocorrido no dia anterior. Em comunicado divulgado, o Palácio Itamaraty condenou veementemente “a escalada do conflito” e fez um apelo às partes envolvidas para que ajam com moderação máxima.

No dia 1º, a Guarda Revolucionária do Irã anunciou que havia lançado os mísseis em direção a Israel e alertou que, em caso de retaliação, a resposta de Teerã será “ainda mais avassaladora e devastadora”, conforme informações veiculadas na TV estatal iraniana.

Por sua vez, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o Irã, seu arquirrival, irá pagar pelo ataque militar. O Brasil, através do Itamaraty, destacou a convicção da necessidade de um amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e convocou a comunidade internacional a utilizar todos os meios diplomáticos disponíveis para conter a intensificação do conflito.

Além disso, o governo brasileiro também condenou um ataque terrorista reivindicado pelo Hamas na cidade israelense de Jafa, que resultou na morte de sete pessoas e deixou outras 16 feridas. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv segue monitorando a situação dos brasileiros em Israel, prestando orientações e assistência consular de forma contínua.

Não obstante, na madrugada desta quinta-feira, um ataque israelense atingiu o centro da capital libanesa, Beirute. Testemunhas relataram ter ouvido uma explosão, conforme informações da agência Reuters. Desde o último dia 23 de setembro, Israel tem realizado bombardeios em larga escala contra cidades libanesas, resultando em mais de 1 mil mortes e 1 milhão de deslocados, de acordo com agências das Nações Unidas (ONU).

Israel justifica os ataques contra o Líbano como uma medida de destruição da infraestrutura e das lideranças do Hezbollah, grupo político e militar que tem promovido ataques contra o norte de Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. O grupo se compromete a manter os ataques enquanto Gaza permanecer sob ocupação israelense.

Finalmente, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Rio de Janeiro com destino a Beirute, visando repatriar cerca de 3 mil brasileiros que manifestaram o desejo de retornar ao Brasil. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente reside no Líbano, totalizando 21 mil cidadãos brasileiros no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo