
O “Enem dos Concursos” reúne milhares de candidatos em todo o país
Neste domingo (18), o primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CNU) está sendo aplicado em diversas cidades brasileiras. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o certame oferece um total de 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, com salários iniciais que chegam a impressionantes R$ 22,9 mil.
Pela manhã, os candidatos que disputam vagas de nível médio foram desafiados a escrever uma redação com o tema: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”. Já os concorrentes de nível superior responderam a uma questão dissertativa conforme o bloco temático escolhido.
No período da tarde, os participantes foram orientados a chegar no local de prova até as 14h e iniciaram a avaliação às 14h30, com duração de três horas e meia. A organização do concurso pede que os candidatos utilizem caneta preta de material transparente e levem água e alimentos em embalagens adequadas.
A logística do CNU conta com a vasta experiência de 25 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem. Mais de 215 mil colaboradores estão envolvidos na segurança e organização do processo seletivo, que também conta com o apoio de órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Abin e a Força Nacional de Segurança Pública.
Além disso, veja o cronograma completo do concurso:
- 7 de agosto – disponibilização dos Cartões de Confirmação
- 18 de agosto – aplicação das provas
- 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas
- 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de recursos
- 10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta
- 8 de outubro – divulgação das notas finais
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados
- Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação