
Na última terça-feira (1º), foi lançada a segunda edição do Farol Verde, uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) para avaliar o grau de engajamento de parlamentares com a pauta ambiental. O índice atribuído apontou 0% de alinhamento a 11 candidatos que disputam cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador em suas bases eleitorais. Além disso, outros oito candidatos foram identificados com menos de 10% de alinhamento ambiental.
O Farol Verde utiliza o Índice de Convergência Ambiental total (ICAt), que se baseia nos votos de deputados e senadores em 108 propostas legislativas monitoradas pelo Instituto entre 2023 e 2024. Desse total, 78 são consideradas benéficas para a pauta ambiental e 30 são prejudiciais. O critério de distinção se baseia nas orientações da Frente Parlamentar Ambientalista, liderada por Nilto Tatto (PT-SP) na Câmara e Eliziane Gama (PSD-MA) no Senado.
Confira abaixo a lista de deputados com ICAt inferior a 10% que estão concorrendo nas eleições de 2024:
Parlamentar | Partido | UF | Município | Cálculo ICAt (percentual) |
O índice de convergência dos parlamentares candidatos com a pauta ambiental pode ser encontrado no site do Instituto. O PL é o partido com mais nomes na lista, contando com oito deputados com ICAt inferior a 10%.