DestaqueDiário do Rio

Ave aquática Biguatinga faz ninhos pela primeira vez no Rio de Janeiro, marcando a recuperação ambiental no Complexo Lagunar da Barra da Tijuca.

Ninhos de ave rara são descobertos na Lagoa da Tijuca, na Barra da Tijuca

Uma descoberta surpreendente foi feita nesta terça-feira (1º) no Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, no estado do Rio de Janeiro. Dois ninhos da ave aquática Biguatinga (Anhinga anhinga) foram encontrados, marcando a primeira vez que a espécie foi registrada fazendo ninhos na região. O biólogo Mario Moscatelli, responsável por monitorar a presença da ave desde setembro na Lagoa da Tijuca, foi quem fez a descoberta.

Foto: João Coelho/Manglares Consultoria Ambiental

A aparição da Biguatinga está alinhada com os esforços de recuperação ambiental promovidos pela concessionária Iguá Rio, que é responsável pelo saneamento de 19 bairros da região. Dentre as ações realizadas, destaca-se a dragagem da lagoa, iniciada em abril deste ano, e o plantio de mudas de espécies nativas para restaurar as margens do complexo.

O biólogo Mario Moscatelli ressaltou que a presença dessas aves é um indicativo do progresso das condições ambientais em recuperação, o que poderá gerar um aumento na biodiversidade da região. A dragagem em andamento visa melhorar a qualidade da água e a troca hídrica entre as lagoas e o mar, removendo uma grande quantidade de sedimentos.

Desde 2022, a Iguá Rio já realizou o plantio de 60 mil mudas de um total de 240 mil previstos, como parte dos esforços para recuperar as margens do complexo. Lucas Arrosti, diretor de Operações da concessionária, enfatizou a importância dessas ações para o retorno da fauna local.

As iniciativas de recuperação ambiental têm como objetivo transformar o Complexo Lagunar em um ambiente propício para o aumento da biodiversidade, especialmente para espécies que necessitam de alta qualidade ambiental para sobreviver e se reproduzir. Moscatelli destacou a importância histórica desse momento após décadas de degradação na região.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo